FUNCIONAMENTO DO LABORATÓRIO DE HIDRÁULICA E PNEUMÁTICA Capacidade = 20 alunos Disciplina = Hidráulica e Pneumática Curso = Eletrotécnica e Automação I. INTRODUÇÃO: O Laboratório de Hidráulica e Pneumática está vinculado à Coordenação Técnica
e tem o objetivo geral de subsidiar as atividades acadêmicas e
administrativas da Escola, assistentes e dois estagiários, no suporte aos
usuários da comunidade escolar. II. DOS OBJETIVOS § Acadêmico:
possibilitar ao aluno a realização de atividades práticas que venham a
incrementar sua formação e a produção de trabalhos acadêmicos; § Pesquisa
/ extensão: possibilitar o desenvolvimento de estudos e pesquisas, tanto
básicas como aplicadas, no sentido de propiciar o avanço no conhecimento dos
temas definidos no Projeto Pedagógico institucional; III. CARACTERIZAÇÃO DOS SERVIÇOS § Suporte
técnico as aulas: desenvolvimento de ações que possibilitem a realização de
aulas das disciplinas do curso, ministradas diretamente no laboratório,
sempre que o planejamento da disciplina assim o determinar; § Suporte
técnico para o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão:
desenvolvimento de apoio técnico a docentes e alunos na utilização de
máquinas e equipamentos desde que vinculados diretamente ao projeto; § Suporte
técnico para o desenvolvimento de projetos de estágio supervisionados dos
alunos de cursos técnicos através do apoio técnico a docentes e alunos na
utilização de programas estatísticos, gráficos e outros, desde que vinculados
diretamente ao projeto; IV. NORMAS DE FUNCIONAMENTO: O horário de funcionamento do Laboratório
de Hidráulica e Pneumática é
de Segunda a Sexta-Feira, das 07h00 às 12h20, das 13h00 às 18h20. Estes
horários poderão ser alterados, a bem da comunidade acadêmica, desde que
devidamente solicitados e autorizados por ato da Coordenação Técnica do da
Escola. 3.1 Utilização da sala, máquinas e
equipamentos: § O
acesso ao Laboratório de Hidráulica e
Pneumática é permitido somente a docentes e alunos do da Escola,
regularmente matriculados. § As
atividades acadêmicas (aulas) têm a preferência na utilização do Laboratório de Hidráulica e Pneumática.
Podendo também, ser utilizados para desenvolvimento de trabalhos de natureza
acadêmica, desde que esteja livre. As máquinas e equipamentos do Laboratório de Hidráulica e Pneumática
poderão ser utilizados por outros usuários, desde que tal uso seja
devidamente acompanhado por professor assistente ou estagiário responsável e
que não comprometa as atividades acadêmicas já agendadas no Laboratório, e
ainda, que seja previamente autorizada pela da Coordenação Técnica da Escola. Os professores assistentes ou estagiários
responsáveis pelo Laboratório estão disponíveis para assessoria aos usuários
e professores em geral. 3.2 Agendamento e atendimento: § O
usuário deverá programar suas atividades, em consonância com o seu
planejamento, respeitando rigorosamente os horários de funcionamento do
Laboratório. § O
Professor de outro componente curricular que desejar utilizar o Laboratório
de Hidráulica e Pneumática
deverá proceder a competente reserva dele, junto ao Coordenador Técnico da
Unidade de Ensino, com, no mínimo, vinte e quatro horas de antecedência e
deverão informar, no ato da reserva: Nome da disciplina, curso, horário de
aula, número de alunos e demais recursos necessários. § O
cancelamento de reservas do Laboratório deverá, em qualquer circunstância,
ser informado ao Coordenador Técnico, com antecedência suficiente a permitir
a liberação do horário para outros docentes ou alunos. 3.3 Normas e Conduta: Os usuários do laboratório de Hidráulica e Pneumática devem: § Responsabilizar-se
por danos nas máquinas e equipamentos devendo repor em perfeitas condições e
com a devida equivalência, o item danificado. § Preservar
o patrimônio do Laboratório, não sendo permitida a movimentação de qualquer
componente do Laboratório sem a devida autorização da Coordenação Técnica. O professor deverá informar ao Coordenador
Técnico sobre o mau uso dos equipamentos por parte dos alunos, quando estes
estiverem sob sua responsabilidade. O professor deve orientar previamente os
alunos para que deixem o ambiente limpo e organizado após o término da aula. Respeitar os professores assistentes ou
estagiários do Laboratório e demais usuários, mantendo a ordem, a disciplina
e o silêncio no recinto. Abster-se de alimentar-se ou usar trajes
impróprios nas dependências do Laboratório. IV. DAS PENALIDADES O usuário que desrespeitar este regulamento
ficará sujeito às penalidades determinadas do regime disciplinar do Docente e
do Discente previsto no Regimento Comum da Escola. V. DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS Os casos não previstos neste Regulamento
serão avaliados, pela Diretoria Técnica da Escola. |