CENTRO
DE ESTUDOS AVANÇADOS E EM PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - CESAP
CADERNO DE NORMAS
PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIAS E TRABALHOS
2013
SUMÁRIO
2.7 NUMERAÇÃO PROGRESSIVA DOS CAPÍTULOS E SUBDIVISÕES
3.1.8
Resumo na língua vernácula
3.1.9
Lista de Ilustrações e de Tabelas
3.1.10
Lista de abreviatura e siglas
A apresentação de trabalhos
científicos necessita de determinadas regras sistematizadas que permitam a
transmissão adequada de seu conteúdo. As normas da ABNT – Associação Brasileira
de Normas Técnicas procuram cumprir esse papel na geração e atualização de
padrões para evidenciação de estudos científicos.
Em muitos casos as normas da ABNT são omissas
em algumas questões ou deixam margem para diversos entendimentos. Isso leva,
muitas vezes, a interpretações distintas apresentadas por diversos autores em
seus manuais e guias de normalização.
Assim, esse guia procura definir essas
orientações, com o intuito de institucionalizar os padrões para a apresentação
de trabalhos científicos do Centro de Estudos Avançados e em Pós-Graduação e
Pesquisa (CESAP), como um roteiro a ser
utilizado por professores e alunos. Nesta primeira edição foram
consideradas as normas vigentes e atualizadas da ABNT até o ano de 2008.
O texto está dividido em duas partes: na
primeira são apresentadas as regras para a formatação geral do trabalho
(espaçamento, tipo e tamanho de letra, paginação, margens, etc.).
Na segunda parte são expostas regras relacionadas
à estrutura do trabalho (partes pré-textuais, textuais e pós-textuais),
exibindo ainda os seus respectivos modelos para a apresentação.
Esperamos que este material sirva de base para a elaboração dos
trabalhos acadêmicos, tanto para as disciplinas diversas e estágios, quanto
para a Monografia, uniformizando nossos procedimentos metodológicos e
tornando objetiva e prática sua consulta e construção.
É importante ressaltar que de
acordo com as normas, a monografia entregue ao CESAP deverá conter no mínimo 25
laudas de elementos textuais, ou seja, de introdução a
conclusão. E os trabalhos de pesquisa bibliográfica mínimo de 05 laudas. Para
contabilizar uma lauda deverá ter no mínimo 50% da página escrita seguindo as
regras da ABNT/CESAP.
A
entrega da monografia deverá ser entregue encadernada em espiral, com capa de
rosto transparente e capa de fundo preta, juntamente com um cd em arquivo RTF,
o qual deverá estar grampeado a capa de fundo. Os CDs que forem entregues
soltos não estarão na responsabilidade do CESAP, estando o aluno ciente que a
monografia só será corrigida com a apresentação do CD.
Na
digitação do texto deve ser utilizado papel branco, formato A-4 (210 x 297 mm).
Superior
e esquerda:
Inferior
e direita: 2 cm
O
texto normal deve ser justificado às
margens esquerda e direita.
-
Texto normal: espaço entre linhas 1,5;
-
Resumos, notas de rodapé e referência bibliográficas: espaço simples;
-
Transcrições longas (citações com mais de três linhas): espaço simples e recuo
de
- Entre
parágrafos: espaço 12 pt.
-
Texto normal: Arial 12;
-
Título de capítulos e subdivisões: Arial 12;
-
Notas de rodapé: Arial 10;
-
Transcrições longas (citações com mais de 3 linhas):
Arial 10;
-
Títulos, Ilustrações e Tabelas: Arial 10.
Todas as folhas do trabalho, a partir da folha
de rosto devem ser contadas sequencialmente, mas não numeradas. A numeração é
evidenciada a partir da parte textual, Introdução, em algarismos arábicos, no
canto superior direito da folha. No programa Microsoft Word, basta clicar em Inserir, depois em Números de
páginas, que automaticamente
se realiza essa operação.
Nas citações as chamadas (nomes
dos autores) devem aparecer no corpo do texto e não em notas de rodapé. As
notas de rodapé são para comentários, explanações ou traduções que não podem
ser incluídos no texto.
As
citações devem ser especificadas, referenciando o sobrenome
do autor, o ano e o número da página, separados por vírgula, conforme o
exemplo:
A
Metodologia significa: “[...] etimologicamente, o estudo dos caminhos, dos
instrumentos usados para fazer ciência” (DEMO, 1981, p. 7), por isto, se faz
necessária a sua compreensão.
As citações longas (com mais de 3 linhas) devem ser destacadas com um recuo de
A
técnica de análise de conteúdo é definida por Bardin (1997, p.42) como:
1 enter
----------
Um conjunto de
técnicas de analise das comunicações, visando obter, por procedimentos
sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens, indicadores
quantitativos ou não, que permitam a inferência de conhecimentos relativos às
condições de produção/recepção das mensagens.
1 enter
E continua a digitação do texto, uma vez que
não se deve encerrar qualquer argumentação, seção ou capítulo com uma citação.
Nas
várias seções do texto se deve usar a numeração progressiva com a finalidade de
evidenciar a sistematização do conteúdo do trabalho, hierarquizando-o.
Os
títulos de cada capítulo devem ser iniciados em folha distinta, uma vez que se
referem às principais divisões de um texto. O título do capítulo é sempre um
único número, que aparecerá antes do tema, que deverá ser grifado em letras
maiúsculas.
Todos
os títulos e subdivisões são grafados em fonte tamanho 12 e se diferenciam com
base no formato da letra, conforme segue:
Título de 1°. nível (capítulo): em
letras maiúsculas, em negrito, tamanho 12;
Título de 2°. nível: em letras caixa
alta, sem negrito e tamanho 12;
Título de 3°. nível: em letras
minúsculas e a inicial em maiúscula, sem negrito e em tamanho 12.
3
METODOLOGIA DE PESQUISA 3.1
TIPO DA PESQUISA 3.2
COLETA DE DADOS 3.3.1
Tratamento dos dados 3.3.1.1
Análise discriminante
A numeração indicativa será de acordo com o nível
de seção e precede o título, alinhando à margem esquerda, separada por um
espaço de caractere, conforme o exemplo:
As monografias apresentadas ao CESAP devem
obedecer à seguinte estrutura e elementos:
Estrutura
(partes) |
Elementos
|
Pré-textuais |
· Capa (obrigatório) · Folha de rosto
(obrigatório) · Ficha Catalográfica
(no verso da folha de rosto – auxilio de Bibliotecária) (opcional) · Folha de aprovação
(opcional) · Dedicatória (opcional) · Agradecimento
(opcional) · Epígrafe (opcional) · Resumo da língua
vernácula (obrigatório) · Lista de
ilustrações (obrigatório, se houver mais de cinco) · Lista de
abreviaturas e siglas (obrigatória se houver mais de cinco espécies) · Sumário
(obrigatório) |
Textuais (obrigatórios) |
· Introdução · Desenvolvimento
(Referencial Teórico) · Conclusão |
Pós-textuais |
· Referência
(obrigatório) · Anexos/Apêndices (opcional) |
Os trabalhos de revisão de literatura para
reposição das Disciplinas[1] apresentados
ao CESAP devem obedecer à seguinte estrutura e elementos:
Estrutura
(partes) |
Elementos |
Pré-textuais |
· Capa (obrigatório) · Folha de rosto
(obrigatório) |
Textuais (obrigatórios) |
· Introdução · Desenvolvimento
(Referencial teórico) · Conclusão |
Pós-Textuais |
· Referências (obrigatório) · Anexos
– declaração
e atestados (obrigatório) |
Para a Trabalho
de reposição da aula de abertura[2]
deverá ser elaborado um artigo intitulado: A FORMAÇÃO CONTINUADA E AS PRÁTICAS
INOVADORAS NO ENSINO SUPERIOR, em texto
corrido, contendo:
Estrutura
(partes) |
Elementos |
Pré-textuais |
· Capa (obrigatório) · Folha de rosto
(obrigatório) |
Textuais (obrigatórios) |
· Resumo · Tema · Subtema dentro da
sua área · Conclusão |
Pós-Textuais |
· Referências
(obrigatório) Anexos – Declaração
de trabalho ou atestado médico referente à aula a ser reposta. |
Já o
Trabalho de reposição de aula da
disciplina de metodologia[3] deve
obedecer à seguinte estrutura.
Estrutura
(partes) |
Elementos
(obrigatórios)
|
Pré-textuais |
Capa Folha de rosto Sumário |
Textuais |
1 INTRODUÇÃO 2 PROBLEMA
CIENTÍFICO 3 OBJETIVOS 3.1 Objetivo Geral 3.2 Objetivo Específico 4 JUSTIFICATIVA 5 METODOLOGIA 5.1 Cronograma Físico 6 CONCLUSÃO |
Pós-Textuais |
7 REFERENCIAS ANEXO: Declaração de trabalho ou atestado
médico referente à aula a ser reposta. |
Elemento obrigatório. É a proteção externa, a
cobertura que reveste o trabalho, onde deve conter informações de identificação
da obra:
Ano: O ano do início do curso deve ser centralizado, em negrito,
Arial 12 no inferior da página. Cidade: Local que realizou o curso. Deve ser centralizado, em
negrito, em letras maiúsculas, Arial Titulo e
Subtítulo:
Centralizado e em negrito. O título deve ser
em letras maiúsculas e o subtítulo em letras minúsculas - Arial 12; Nome do Aluno: Centralizado, sem negrito, em
letras maiúsculas, Arial 12, a 1 espaço do nome da
Instituição;
As
inscrições da Capa devem ficar bem distribuídas, dentro de uma estética
coerente, que pode ser constatada através da ferramenta do Microsoft Word “visualizar impressão”.
Elemento obrigatório. Contém elementos
essenciais à identificação do trabalho, na seguinte ordem:
Natureza: Apresenta a finalidade do trabalho - caixa de texto.
Deve ser grafado a 4 (quatro) espaços do título,
em letras minúsculas e a inicial maiúscula, Arial 12 e sem destaque,
recuada a Título e
Subtítulo: Centralizado e em negrito. A 8 (oito) espaços do nome do aluno. O título deve ser em
letras maiúsculas e o subtítulo em letras minúsculas com a inicial
maiúsculas - Arial 12; Cidade: Local da instituição em que o trabalho deve ser
apresentado. Deve ser centralizado, em negrito, em letras minúsculas, Arial
12, a 4 espaços da Natureza do trabalho; Nome do Aluno: Centralizado, em negrito, em
letras maiúsculas, um abaixo do outro. Arial 12 espaçamento;
Ano: Ano da entrega do trabalho deve ser centralizado, em negrito,
Arial
Elemento
Opcional. Para elaboração da ficha, deve-se buscar orientação de um
profissional formado em Biblioteconomia, que utilizará a TABELA CUTTER para
estabelecer o Código (*), e providenciará a Classificação Decimal Universal-CDU
e/ou Classificação Decimal de Dewey-CDD (**).
(*) F866a
Fantoche, Ostógio Oligolifo A
administração de estabelecimento escolar / Ostógio Oligilifo Fantoche; [tradução
Monomo Dannei] – Serra: Juventude, 2005. Orientador:
Adionço Baturé Novil Trabalho
de Conclusão de Curso (graduação) – Faculdade Brasileira, Administração. 1. Administração - estabelecimento
escolar. I. Dannei, Monomo II. Novil, Adionço Baturé. III. Faculdade
Brasileira. Administração. IV. Título (**)CDU
371.11 CDD 371.2
Elemento Opcional. É o local onde o examinador
assina e coloca a data da avaliação do trabalho. Deve conter:
Nome do Aluno: Centralizado, em negrito, em letras maiúsculas, Arial
12, a
Título e Subtítulo: Centralizado e em negrito, a Cidade: Local da Instituição em que o trabalho deve ser
apresentado. Deve ser centralizado, em negrito, em letras minúsculas, Arial
Avaliação: Deve ser grafado a 2 espaços
duplos do título, em letras minúsculas, Arial 12 e sem destaque, recuada a NOME DO ALUNO TÍTULO DO TRABALHO Subtítulo (se houver) Aprovado
em
..
de ............ de 2005. Prof. Fulano de Tal – Orientador Centro de Estudos Avançados e em
Pós-Graduação e Pesquisa - CESAP Cidade Ano
Ano: Ano da entrega do trabalho deve ser centralizado, em
negrito, Arial
Elemento
opcional. Página em que o autor (aluno) presta uma homenagem ou dedica o seu
trabalho a outras pessoas.
Dedicatória: é um texto pouco extenso. Deve
figurar
Elemento
opcional. Página em que são registrados agradecimentos aqueles
que contribuíram de maneira relevante para a elaboração do trabalho,
restringindo-se ao mínimo necessário.
Agradecimento:
O
título “Agradecimentos” deve estar em letras maiúsculas e centralizado.
Neste espaço você poderá agradecer livremente as pessoas e instituições que
te apoiaram e auxiliaram. Não há limite mínimo, mas no máximo duas laudas, e o texto deverá ser escrito em TAM. 12,
com espaçamento entre linha 1,5 e entre parágrafos de 12 pt. AGRADECIMENTOS Ao
meu Orientador... Aos professores e alunos que não mediram esforços... A
instituição...
Elemento
opcional. Página em que o autor apresenta uma citação, seguida da indicação de
autoria. É um pensamento relacionado com o escopo da obra.
Citação: Deve ser grafada, entre aspas, a
Elemento obrigatório. Refere-se à apresentação
concisa de pontos relevantes do texto, fornecendo uma visão rápida e clara do
conteúdo e de suas conclusões. O resumo tem por objetivo fornecer elementos
capazes de permitir ao leitor decidir sobre as necessidades de consulta do
texto. Contém o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho,
expressas em um único bloco, sem parágrafo e espaçamento simples, o qual deverá
conter entre 150 a 500 palavras. É
escrito na 3° pessoa do singular.
Texto do
Resumo:
Deve conter no mínimo de 150 e no máximo 500
palavras, ser grafado em espaço simples entre linhas, fonte Arial 12 e
justificado às margens. O título deve ser centralizado, em letras maiúsculas e
em negrito, Arial 12. No final conter as 03 palavras chaves. RESUMO O estudo teve como objetivo analisar o nível de
conhecimento dos professores da área materno-infantil da Universidade do
Estado do Espírito Santo sobre o método Mãe-Canguru. Para tal, foi
realizada uma pesquisa quantitativa-descritiva, com dados coletados a parti
de entrevistas semi-estruturadas aplicadas ao sujeitos
apontados. Foram obtidas consideráveis informações que permitam analisar o
entendimento dos participantes sobre o método estudado. Verificou-se que
apesar da maioria dos entrevistados possuir uma
noção do que seja a Técnica Canguru, alguns têm duvidas sobre o método.
Conclui-se apresentando sugestões que visam melhorar a participação desse
profissional no método e a integração desta nova filosofia nos conteúdos
curriculares das disciplinas da área materno-infantil do Curso de Pedagogia
da Universidade do estado do Espírito Santo. Palavras-chave: Nível de conhecimento de
professores; Fonte de pesquisa; Universidade Federal do Espírito Santo;
Pedagogia.
Elemento obrigatório quando houver mais de cinco espécies dentro do texto.
Devendo ser apresentada uma lista para cada tipo de ilustração na ordem em que
é apresentada no texto como: “LISTA DE TABELAS”, “LISTA DE GRÁFICOS”, “LISTA DE
FIGURAS”, grafadas em páginas diferentes.
Listas: Deve constar o nome do tipo, o
número de ordem e o nome específico da ilustração seguido do respectivo
número da página em que aparece no corpo do texto. Deve ser grafado em letras minúsculas (com as iniciais
em maiúsculas) e com espaçamento entre linhas de 1,5. O titulo deve estar
centralizado, em letras maiúsculas e LISTA DE TABELAS Tabela 1 – Produção de Celulose................05 Tabela 2 – Produção de Papel.....................08 Tabela 3 – Produção de pastas...................09 Tabela 4 – Aumento da Produção...............12
Tabela 5 – Lucro da produção.....................15
Tabela 6 – Transporte da produção ...........18
Elemento obrigatório quando houver
mais de cinco siglas citadas no trabalho. Refere-se à relação alfabética das
siglas utilizadas no texto, seguidas das expressões correspondentes grafadas
por extenso.
Listas: As siglas devem estar em letras
maiúsculas, seguidas de seu significado, separadas por 10 espaços/ barra. O
espaçamento entre linhas é de 1,5. O título deve ser centralizado, em
letras maiúsculas e LISTA DE SIGLAS ABNT – Associação
Brasileira de Normas Técnicas CRC – Conselho Regional
de Contabilidade IBGE – Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística NBR – Norma Brasileira Registrada
Elemento
obrigatório. Indica o conteúdo do documento, referindo-se à enumeração dos
capítulos, divisões, seções e outras partes do trabalho, na mesma ordem e
grafia em que aparecem no texto. Não confundir com “Índice” (relação detalhada
dos assuntos, nomes de pessoas e outros da ordem alfabética). Existem diversos
modelos de Sumário e indicamos abaixo o padrão a ser utilizado para as monografias
e trabalhos acadêmicos do CESAP:
Sumário: Apenas o título principal deve
ser centralizado, em negrito e em letras maiúsculas. Após cada item
enumerado no sumário, deve-se indicar à direita da página o respectivo
número da página em que aparece no texto. Os tipos de letra variam de
acordo com os padrões já especificados na numeração progressiva dos
capítulos e subdivisões. O espaçamento entre linhas é de 1,5. Recomendamos que seja feito por meio do
sumário automático no programa do Word. SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO..................................................08
2
A HISTORIA....................................................12 2.1
ORIGENS DO DESENVOLVIMENTO..............14 2.1.1
Agências de Viagens........................................16 2.1.2
Hotelaria.....................................................22 3 MERCADO.......................................................28 3.1 MARKETING TURISTICO.............................33 3.1.1
Comunicação Direta..................................33 3.1.2
Comunicação Indireta...............................41 4 A PROPOSTA................................................48 4.1 CONSÓRCIO TURÍSTICO............................55 4.2 CLUSTER ....................................................59 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................66 REFERÊNCIAS...................................................73 ANEXOS.............................................................76 APENDICÊS.......................................................79
Refere-se
à parte inicial do texto na qual deve constar a informação necessária para
situar o tema do trabalho, os quais podem ser organizados por sub tópicos ou por texto único, tais como:
- Contextualização ou antecedentes do tema:
Apresentação de fatos históricos sobre o assunto, conceito principal a qual o
trabalho irá se ancorar.
- Formulação do problema: Poderá vier de
forma problematizada em texto ou por meio de pergunta. É interessante
apresentar evidências que levam a tal questionamento. Estas evidências podem
ser notícias de jornais, pesquisas entre outras.
- Objetivos: São as metas do trabalho,
que se dividem em Geral e em Específicos. Estes subsidiarão a construção dos
tópicos a serem discutidos dentro do referencial teórico.
· Geralè Iniciado sempre por verbos
no infinitivo (ex: compreender, entender, analisar, interpretar, investigar). É
o foco do tema principal do trabalho.
· Específicosè
Iniciado sempre por verbos no infinitivo (ex: compreender, entender, analisar,
interpretar, investigar). São os caminhos que devem ser percorridos para
alcançar o objetivo geral, normalmente é o tema desmembrado.
- Justificativas da escolha do tema:
Apresentação da relevância (importância) do estudo, tanto em relação acadêmica
quanto social.
- Delimitação do tema: Apresentar qual
será o recorte feito sobre o tema escolhido e principalmente qual a relação
dele com o curso realizado.
- Apresentação Estrutural: Síntese do
conteúdo dos capítulos. Expor um resumo sobre o conteúdo que será discutido nos
tópicos dos capítulos.
Refere-se à parte principal do
texto que tem por objetivo apresentar a fundamentação lógica do trabalho, ou
seja, discutir, explicar, testar, demonstrar, etc. Essa parte do trabalho
geralmente é dividida em capítulos que enfocam o referencial teórico
pesquisado, a metodologia de pesquisa utilizada e os resultados e discussões.
As notas de rodapé deverão ser em espaçamento simples e TAM. 8. As fontes
colocadas nas notas deverão constar no final junto com as referências. Ex.: A erosão [4]em
morros tem destruído inúmeras casas.
Caso utilize gráficos e imagens
dentro do texto o mesmo deverá vir justificado, numerado, e com nome e fonte. O
nome deverá vir acima em TAM. 10 e a fonte em baixo com TAM. 10. Ex.:
Imagem 1:
Meio ambiente
Fonte: Imagem Google.
Na
estrutura do REFERENCIAL TEÓRICO (Desenvolvimento), deverá incluir um tópico específico do curso realizado, trazendo
seus fundamentos e percurso histórico. Os outros tópicos ficaram a
escolha do aluno para desenvolver o tema de preferência. No entanto, deverá
deixar de forma clara a relação do tema com o papel do profissional referente
ao curso realizado. Todas as informações (ideias, conceitos, dados
históricos entre outros) devem ser referendadas junto ao texto para que não
sejam pegos em plágio[5].
A metodologia da pesquisa, a qual deverá
ser fundamentada e é parte obrigatória, deverá ser apresentada no referencial
teórico quando a mesma for acima de uma lauda, caso contrário ela poderá estar
dentro da introdução. Ela deverá ser bem detalhada, apresentado o conceito do
tipo de pesquisa escolhido, assim como os procedimentos para coletas e analises
do material (mesmo que seja bibliográfica). Caso seja feita uma pesquisa de
campo, deverá dizer os critérios de escolha do lócus ou do público. Algumas sugestões
de pesquisa para fundamentação metodológica estão no apêndice.
Refere-se às respostas ao problema
proposto. Fazer sinteticamente uma recapitulação dos principais pontos teóricos
que auxiliaram nos resultados da pesquisa, destacando as suas principais
contribuições, bem como sugestões de suas aplicações e/ou novos estudos. A
conclusão deve ser baseada nos dados teóricos e empíricos comprovados no
desenvolvimento, não se permitindo assim, a inserção de dados novos nesta
etapa. Neste momento não cabe mais citações diretas dos autores utilizados.
3.3.1
Referências
Elemento
obrigatório. Consiste em uma lista de todas as obras efetivamente citadas na
elaboração do trabalho. Devem ser em ordem alfabética, sem numeração, letra
Arial 12, e com o espaçamento entre linhas de 1,5 . Todas
as Referências devem ser justificadas. Nos casos de repetição do autor, este
deve ser substituído por um traço sublinhar equivalente a seis caracteres.
As
Referências devem obedecer às normas para cada fonte de consulta (livros,
teses, periódicos, em parte, ou no todo, etc.). As informações sobre como
relacionar as diversas referências, consta no Guia para Normalização de
Referências: NBR 6032/2002, elaborado pela UFES, disponível na Biblioteca
Central. Elementos Essenciais:
SOBRENOME
DO AUTOR, Prenome. Título. Edição.
Local: Editora, ano. Ex.: GIL,
Antônio Carlos. Como elaborar
projetos de pesquisa, 3. ed.
São Paulo: Atlas,1996.
Elemento
obrigatório para as monografias do CESAP, quando houver.
Anexos: O aluno utiliza
esse espaço para trazer os conteúdos de apoio utilizados que não forem
produzidos por ele.
Apêndices: O aluno utiliza esse espaço para trazer os conteúdos
de apoio utilizados que forem produzidos por ele durante o desenvolvimento da
pesquisa, como os formulários de observação, entrevistas e questionários.
Também pode ser anexado ao material suplementar julgado de possível interesse
para a consulta durante a leitura do texto.
Os
anexos e/ou apêndices são identificados por letras maiúsculas, em negrito,
seguida de travessão e seus respectivos títulos (a numeração alfabética só será
utilizada quando houver mais de um documento), na parte superior do documento.
Estes deverão vir no final do trabalho após as referências.
ANEXO A – Documentos
elaborados por escolas, instituições ou outras pessoas.
APÊNDICE A – Documentos
elaborados por você.
BRASIL.
CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. Decreto-lei nº 2.848, de 7 de dezembro de
1940. 1940.
SALOMON,
Décio Vieira. Como fazer uma monografia.
São Paulo: Martins Fontes, 2000.
SANTOS,
Antonio Raimundo dos. Metodologia
científica: a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A Editora,
1999.
SEVERINO,
Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho
científico. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
UNIVERSIDADE
FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Biblioteca Central. Normalização e apresentação de trabalhos científicos e acadêmicos:
guia para alunos, professores e pesquisadores da UFES. 6. ed.
rev. e ampl. Vitória, 2004.
Elaborado por:
Orientador (a) Monográfico
MsC. Grece Teles Tonini
APÊNDICE
A: SUJESTÕES PARA FUNDAMENTAR A METODOLOGIA
Abordagem do tipo qualitativa, com enfoques
descritivos (GRESSLER, 1979)
·
GRESSLER,
L. A. Pesquisa educacional:
importância, modelo, validade, variáveis, hipóteses, amostragem, instrumentos.
São Paulo: Loyola, 1979.
A Pesquisa
Bibliográfica e A pesquisa documental (GIL, 2006; MALHEIROS,
2010).
·
GIL,
A. C. Como elaborar projetos de pesquisa.
São Paulo: Atlas, 2006.
·
MALHEIROS, Márcia Rita Trindade Leite. Pesquisa na Graduação. 2010. Disponível em:
www.profwillian.com/_diversos/download/prof/marciarita/Pesquisa_na_Graduacao.pdf.
Acessado em: 27/04/2010.
Análise documental e análise de conteúdo
(Bardin 1977)
·
BARDIN,
L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977.
Entrevistas (Triviños 1987)
·
TRIVIÑOS,
A.N.S. Introdução à pesquisa em ciências
sociais – A pesquisa qualitativa
Entrevistas gravadas (Queiroz 1991)
·
QUEIROZ,
M. I. P. de. Variações sobre a técnica de gravador no registro de informação viva.
São Paulo: T. A. Queiroz, 1991.
Método fenomenológico – grupo de essências
(Moreira, 2004)
·
MOREIRA,
D. O método fenomenológico na pesquisa.
São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
Método de observação Alvez-Mazzoti &
Gewandsznajdr (2001) , Lüdke e André (1986) e Gil
(1994)
·
ALVEZ-MAZZOTTI,
A. J. & GEWNDSZNAJDER, F. O método
nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São
Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.
·
LÜDKE,
A. & ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: Abordagens Qualitativas. São
Paulo: EPU, 1986.
·
GIL,
A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Ed.
Atlas, 1994.
APÊNDICE B: FICHAMENTO
Tema______________________________________________________________
Autor(es): |
|
Organizador (es): |
|
Coordenador (es): |
|
Editor (es): |
|
Tradutor: |
|
Título e
subtítulo da obra: |
|
Título e
subtítulo do capítulo: |
|
Autor (es) do capítulo: |
|
Edição: |
|
Local de
publicação: |
|
Editora: |
|
Data da
publicação: |
|
Coleção: |
|
Páginas: |
|
Intervalo de
páginas do capítulo: |
|
Volume: |
|
(para livros na
internet) Disponível em: |
|
(para livros na
internet) Acesso em: |
|
Anotar os dados
que podem fornecer subsídios para o trabalho (resumo, opiniões ou citações) |
[1] O trabalho deverá ser autorizado pela coordenação.
[2] O trabalho deverá ser autorizado pela
coordenação.
[3] O trabalho deverá ser autorizado pela coordenação.
[4] Erosão é a destruição do
solo e das rochas e seu transporte, em geral feito pela água da chuva, pelo
vento ou, ainda, pela ação do gelo, quando expande o material no qual se
infiltra a água congelada
(SILVA, 2001).
[5]
Plágio é crime de acordo com o Código Penal Brasileiro no artigo 184, com pena
de 1 a 4 anos de reclusão e multa.