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Estrutura de Apresentação
do Trabalho
ESTRUTURA DE UM TRABALHO
Estrutura
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Elemento
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Pré-textuais
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capa (*)
- folha de rosto
- folha de aprovação
- dedicatória (*)
- agradecimentos (*)
- epígrafe (*)
- resumo em língua portuguesa
- resumo em língua estrangeira
- lista de ilustrações (*)
- lista de tabelas (*)
- lista de abreviações e siglas (*)
- sumário
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Textuais
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introdução
- desenvolvimento
- conclusão
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Pós-textuais
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-
referências
- glossário (*)
- anexos ou apêndices (*)
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(*) - Elementos adicionados de acordo com as necessidades (opcionais). O demais elementos são obrigatórios.
Modelo de estrutura de um trabalho completo:
7.1 - Capa
Deve conter:
- Instituição onde o trabalho foi executado
(opcional)
- Nome do autor
- Título (e subtítulo, se houver) do
trabalho
- Se houver mais de um volume, a
especificação do respectivo volume
- Cidade e ano de conclusão do trabalho
OBSERVAÇÃO: A Associação Brasileira de Normas Técnicas não determina a
disposição destes dados na folha. Esta distribuição deve ser definida pelo
professor ou pela Instituição, para uniformização de seus trabalhos acadêmicos.
Severino Silva
Cultura brasileira:
O sincretismo religioso
PITÁGORAS COQUEIRAL
Aracruz - 2007
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Modelo de uma Capa
7.2 - Folha de Rosto
Deve conter:
- As mesmas informações contidas na Capa
- As informações essenciais da origem do
trabalho
Severino Silva
Cultura brasileira:
O sincretismo religioso
Projeto de Trabalho.
Pré-requisito para exposição na Mostra de Conhecimento do Colégio Pitágoras Coqueiral
orientado pelos Professores:
Maria
Silva....
PITÁGORAS
COQUEIRAL
Aracruz - 2007
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Modelo de uma Folha de Rosto
Exemplos de informações essenciais sobre a origem do trabalho:
Trabalho
apresentado para avaliação do rendimento escolar na disciplina de Metodologia
Científica, do curso Ensino Fundamental e Ensino Médio do Colégio Pitágoras
Coqueiral.
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Projeto de Trabalho apresentado como
pré-requisito para exposição na Mostra de Conhecimento do Colégio Pitágoras
Coqueiral, tendo como orientadora a professora Maria Rita.
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Trabalho de pesquisa apresentado ao Programa
Disciplinas Especiais, do Colégio Pitágoras Coqueiral, como pré-requisito
para mensuração e freqüência da 1ª etapa do ano letivo de 2006, tendo como
orientadora a professora Eunice Ferreira.
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7.3 - Folha de aprovação
Deve conter:
- Nome do autor
- Título (e subtítulo, se houver) do
trabalho
- Natureza
- Objetivos
- Nome da instituição
- Área de concentração
- Data da aprovação
- Nome, titulação, assinatura dos
componentes da banca e as instituições a que fazem parte.
Severino Silva
Cultura brasileira:
O sincretismo religioso
Objetivo: Desvelar a gênese da cultura religiosa brasileira.
PITÁGORAS COQUEIRAL
Curso de: ENSINO MÉDIO
Data de aprovação: __ de _ de
2007
Prof. Raimundo Souza: _______________________
Licenciado em Física
Profa. Amélia Silva:
___________________
Licenciado em Biologia
Prof. Benedito Machado: ______________________
Licenciado em Teologia
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Modelo de uma Folha de Rosto
7.4 - Dedicatória
- Tem a finalidade de se dedicar o trabalho
a alguém, como uma homenagem de gratidão especial. Este item é dispensável.
7.5 - Agradecimento
- É a revelação de gratidão àqueles que
contribuíram na elaboração do trabalho. Também é um item dispensável.
7.6 - Epígrafe
- É a citação de uma frase de algum autor
que expresse, de forma consistente, o conteúdo do trabalho. A localização fica
a critério da estética do autor do trabalho. Deve vir acompanhada do nome do
autor da frase. Podem estar localizadas também nas folhas de abertura das
seções primárias. É um item dispensável.
7.7 - Resumo em Língua Portuguesa
- Texto (e não tópicos) que represente um
resumo conciso do trabalho. Não deve ultrapassar 500 palavras. É um item
obrigatório.
7.8 - Resumo em Língua Estrangeira
- Tradução, para o inglês, espanhol ou
francês, do resumo em língua portuguesa. É um item obrigatório.
7.9 - Lista de Ilustrações
- Apresentada na ordem em que aparece no trabalho,
com o nome da ilustração e a página onde se encontra. Caso haja mais de um tipo
pode ser apresentado separadamente (fotografias, gráficos, tabelas etc.). É um
item opcional.
7.10 - Lista de Abreviações e Siglas
- Abreviações e siglas apresentadas no
texto, apresentada em ordem alfabética. É um item opcional.
Exemplo:
ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância
ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas
ANDIFES - Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino
Superior.
ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.
APM - Associação de Pais e Mestres.
7.11 - Sumário
- "Enumeração das principais
divisões, seções e outras partes de um documento, na mesma ordem em que a
matéria nele se sucede" (NBR 6027).
- O título de cada seção deve ser
datilografado com o mesmo tipo de letra em que aparece no corpo do texto.
- A indicação das páginas localiza-se à
direita de cada seção.
7.11.1 - Divisão de um Sumário
1 - SEÇÃO PRIMÁRIA
1.1 - SEÇÃO
SECUNDÁRIA
1.1.1 - Seção
Terciária
1.1.1.1.
- Seção Quaternária
1.1.1.1.1
- Seção Quinária
2 - SEÇÃO PRIMÁRIA
a) alínea ou item
b) alínea ou item
c) alínea ou
item
3 - SEÇÃO PRIMÁRIA
a) I .... Inciso
II ... Inciso
b) I .... Inciso
II ... Inciso
4 - SEÇÃO PRIMÁRIA
7.12 - Texto
- É a parte onde todo o trabalho de pesquisa
é apresentado e desenvolvido.
- O texto deve expor um raciocínio lógico,
ser bem estruturado, com o uso de uma linguagem simples, clara e objetiva.
7.12.1 - Introdução
- Na introdução, o tema é apresentado e
esclarecido aos leitores as indicações de leitura do trabalho.
7.12.2 - Desenvolvimento do Texto
- O corpo do trabalho é onde o tema é
discutido pelo autor.
- As hipóteses a serem testadas devem ser
claras e objetivas.
- Devem ser apresentados os objetivos do
trabalho.
- A revisão de literatura deve resumir as
obras já trabalhadas sobre o mesmo assunto.
- Deve-se mencionar a importância do
trabalho, justificando sua imperiosa necessidade de se realizar tal
empreendimento.
- Deve ser bem explicada toda a metodologia
adotada para se chegar às conclusões.
7.12.3 - Conclusão
- A conclusão é a parte onde o autor se
coloca com liberdade científica, avaliando os resultados obtidos e propondo
soluções e aplicações práticas.
7.13 - Anexos
- É todo material suplementar de
sustentação ao texto (itens do questionário aplicado, roteiro de entrevista ou
observação, uma lei discutida no corpo do texto etc.).
7.14 - Referências (NBR 6023)
É o conjunto de indicações que possibilitam
a identificação de documentos, publicações, no todo ou em parte. Os exemplos
estão expressos no Anexo 1 .
7.15 - Glossário
- É a explicação dos termos técnicos,
verbetes ou expressões que constem do texto. Sua colocação é opcional.
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SUMÁRIO
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