Elaboração de normas para
operacionalização do processo Ensino-aprendizagem com o foco na liderança do
professor em sala de aula. |
No
espaço da sala de aula, e no tempo da aula, a liderança é privilégio do
professor:
a ele cabe determinar as regras, os limites, os tempos
e os ritmos.
No
espaço da sala de aula, e no tempo da aula, a liderança é ônus do professor:
somente ele pode ser responsabilizado pelo que acontece naquele momento.
Os
alunos percebem a escola pela sala de aula:
o seu conceito de
escola é o conceito que fazem de sua sala; do tempo de permanência diária no
ambiente escolar.
A escola
não substitui o professor em sala de aula e nem pode preencher o vácuo de sua
liderança, se ele vier a existir.
Como em
todas as atividades de liderança, o exercício da mesma em sala de aula é um
exercício solitário:
não é compartilhável
com ninguém.
O
exercício da liderança pelo professor é a maior expectativa dos alunos em
relação à sala de aula.
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